Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. (Lc 6, 12)
No Mosteiro Invisível Vocacional uma comunidade compromete-se na missão de cuidar e rezar pelas vocações, oferecendo um pouco de si e do seu tempo por meio da oração.
Pelo baptismo cada pessoa é chamada a uma vocação: a ser filho muito amado de Deus e a pertencer a uma só família, a Igreja. Somos assim, chamados a viver no nosso dia a dia o amor de Deus, sentindo-nos amados por Ele, a viver em relação com Ele, mas também amando e cuidando dos outros.
O Mosteiro Invisível Vocacional nasce do desejo de criar uma comunidade orante que se compromete a rezar pelas vocações rezando a sua própria vocação, a sua vida com Deus.
Mosteiro porque é um lugar com muitos espaços onde se pode descobrir e experimentar o amor de Deus: na oração, na contemplação, no diálogo, na partilha fraterna, no trabalho, no estudo, na vida comunitária, no silêncio.
É Invisível porque é um mosteiro sem lugar físico e sem fronteiras, onde posso pertencer sem ter visibilidade para outros, e onde se reza por tantas pessoas que têm nome e rosto, mas que não conhecemos pessoalmente. A proposta é que cada um encontre a sua morada do Mosteiro, que poderá ser a sua casa, a sua igreja paroquial, uma sala de catequese, um caminho que percorre no seu dia a dia… No Mosteiro também se vive a invisibilidade de quem individualmente deu o seu sim, entrou na comunidade e se comprometeu a rezar por esta intenção, sem que outros conheçam a sua identidade. Também esta comunidade ao rezar pelas vocações, reza por tantas pessoas que são invisíveis aos nossos olhos, mas visíveis ao amor de Deus, a quem Ele chama a seguir.
Este mosteiro é também Vocacional porque a primeira regra da comunidade é rezar por todas as vocações. A proposta que fazemos neste mosteiro é que ao rezar pelas vocações cada um possa rezar a sua vocação.
Sendo a oração um dom de Deus, cada um é convidado a exercer esse dom em função das vocações. Gostaríamos que cada um se sentisse parte integrante deste Mosteiro, e que nele pudesse também crescer na intimidade do Amor de Deus.
Uma rede lançada da nossa pequena barca, sob o olhar terno de Jesus, que nos envia mar adentro. Pretende unir todos os que querem rezar pelas vocações na Igreja, enquanto rezam também a sua própria vocação.
Jesus chama todos e chama sempre. Na Rede rezamos para saber responder com generosidade a esse sonho de Deus e para que muitos descubram a alegria de uma entrega verdadeira.
Para fazer parte desta Rede de oração basta rezar diariamente a oração proposta pelo Setor de Animação Vocacional da Diocese de Lisboa. Para poder tocar mais de perto os frutos da comunhão na oração, sugerimos que te inscrevas, pensando num pequeno compromisso de petição pelas vocações.
Escolhe o que achares que mais te ajuda, com a frequência oportuna: a oração do terço, um tempo de adoração, a participação na Missa, uma peregrinação, etc. Sugerimos que mantenhas este compromisso até ao Domingo do Bom Pastor (dia de oração pelas vocações em toda a Igreja) do próximo ano, em que o poderás renovar, ou que escolhas outro período (uma semana, um mês, seis meses...).
Rezar Vocações é um projeto do Mosteiro Invisível Vocacional: é o Mosteiro em oração. Fazendo parte desta Rede, poderás conhecer os outros espaços deste Mosteiro e aproveitar as diferentes propostas que te enviaremos: textos, notícias, testemunhos, eventos.
Preenche o formulário. Guarda nos favoritos esta página para teres sempre contigo a oração. Obrigado por este serviço à Igreja. Como o cego que gritou por Jesus em Jericó, rezamos para ter luz. E Jesus, presente nesta comunhão de orações, dirá a muitos: vem ver!
A minha vida ganha um novo sentido em Ti
Ajuda-me a estar atento aos Teus sinais e ao que me dizes
Sabendo que me conheces melhor do que eu próprio
E que a Tua vontade para mim é o verdadeiro projeto de felicidade.
Que se veja a cada dia a Tua presença
E que os receios de entrega não sejam bloqueio
Mas reconhecimento da minha pequenez diante do Teu Amor
Onde a maior alegria é fazer a Tua vontade.
Fonte e origem das diversas vocações
Com paciência sempre cuidas de cada um
Despertando o desejo de entrega e resposta
E nunca desistindo de Amar!
Que cuidas de todas as vocações com ternura e amor
Senhora do sim e do faça-se
Fortalece hoje e sempre a minha vontade
Para ser fiel até ao fim.
Faça a sua inscrição no Mosteiro Invisível Vocacional